Notícias

BREVE HISTÓRICO DA ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE HOSPITAL SANTO ANTÔNIO

Historia do Hospital

21 Outubro 2016
BREVE HISTÓRICO DA ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE HOSPITAL SANTO ANTÔNIO

A ideia da fundação de um hospital em São Sepé, foi o então Vigário Paroquial Pe. Mário Deluy, que em 1908, fundou a Santa Casa, que funcionava em um modesto prédio. A Santa Casa durante sua curta existência, foi mantida apenas, com donativos comunitários, uma vez que os poderes públicos, tanto estaduais quanto municipal simplesmente o ignoravam.

Mais de vinte anos após, em primeiro de novembro 1932, em ata de fundação do Hospital o Pe Mário Deluy que presidiu o trabalho no dia da reunião, juntamente com uma comissão composta do Prefeito Simões Pires e do Comerciante Rubem Motta, com auxilio financeiro da Maçonaria Loja Paz e Labor foi lançada a pedra fundamental do hospital, no terreno doado pelo Sr. Theobaldino Tatsch, contíguo a área cedida pela municipalidade, recebendo no ato a benção do então Bispo Diocesano de Santa Maria, Dom Antonio Reis. Na oportunidade por sugestão do Pe Mário Deluy foi dado à denominação de hospital Santo Antonio á futura casa de Saúde.

Em 1943, a comissão já nominada firmou um contrato com a Companhia Predial. Quando parecia que as obras seriam iniciadas, eis que surge um fato inesperado, a Companhia contratante faliu. Tal circunstância, porem não inviabilizou a execução da obra, que, a partir daí, seria realizada por uma diretoria formada pelos Srs.Percival Brenner, Presidente Dr. Innocencio Pires, lº Vice- Presidente Dr. Paulo Becker Pires, 2º Vice- Presidente Rubem Motta – Secretário.

O Hospital, valendo de informações fidedignas, entrou em regular funcionamento no de 1950, onde os serviços eram coordenados pelas religiosas, irmãs de Nossa Senhora, que permaneceram até 1979. Nesta mesma época começou as negociações para construção do bloco cirúrgico, com muitos contratempos a obra finalizou só ano de 1995.

A Associação Beneficente Hospital Santo Antônio, entidade de direito privado, faz parte dos Hospitais filantrópicos do Estado do Rio Grande do Sul desde 1975 com processo de filantropia iniciado pelo administrador da época, Sérgio Talleyrand Ferreira.

Atualmente a entidade mantém Convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS), IPE, Unimed, Banco do Brasil, o Contrato com o SUS, é por verba fixa, ou seja, sistema de contratualização. Atende o município de Vila Nova do Sul.

Ala nova foi inaugurada 1993, contendo ambulatório, recepção, secretaria e estrutura física do bloco cirúrgico, com auxilio financeiro do Rotary Club de São Sepé.

O hospital mantém em seu quadro 99 funcionários que são distribuídos em vários setores dentro da entidade, com 63 leitos (CNES – Geral 54 leitos, cirúrgicos 09 leitos).

Pronto atendimento, base do SAMU (USB) maternidade, bloco cirúrgico (cirurgia de pequeno e médio porte – HUSM/Urologia, cirurgias por vídeo realizadas até mês de junho/2016) duas unidades de internação.

A diretoria é eleita por três anos, O Dr..Antônio Carlos Araújo Pinto foi eleito no primeiro mandato em 2004, sendo reeleito por mais três mandatos, até abril deste ano, sendo o atual Presidente o Dr. Luiz Fernando D. Tonetto. Durante os mandatos do Dr. Antonio Carlos foram feito mudanças significativas, bem com Bloco Cirúrgico adequado conforme as exigências da Vigilância Sanitária.

Em 2013 foram inauguradas a cozinha, lavanderia e farmácia.  Reformas na parte física estão sendo feitas até os dias de hoje, de forma constante.

O levantamento do perfil nosológico foi feito correspondente ao primeiro semestre do ano de 2016. O total de internações foi de 945, com uma média mensal de 158 internações. O total de saídas de pacientes alta por melhorado foram 832,altas a pedido e outros foram 19 altas por transferência foram 35 e o total de óbitos foram 59 no período analisado.

As principais patologias recebidas na Instituição são: broncopneumonia, AVC, hipertensão arterial, diabetes mellitus e mal de Alzheimer. Os principais motivos de óbitos são CA e septicemia.